Entendendo os Guardiões da Galaxia

A uma semana da estréia, muitos ainda não sabem do que se trata o filme. Não é incomum, afinal os Guardiões da Galáxia são uma equipe pouco acompanhada mesmo pelos leitores de quadrinhos, sendo apenas conhecidos por aqueles que se aventuraram nas sagas do Cosmo Marvel. Então porque a Marvel se arriscaria num território tão desconhecido? Quem já leu sabe, é uma mina de ouro (parafraseando nossos amigos do Marvel 616)!

Vamos explicar um pouco sobre quem são, e o que cada personagem que está no filme representa nos quadrinhos, para que possam compreender o que estão para ver. Vale lembrar que o Cosmo Marvel é tão amplo quanto rico de histórias, e trata de uma parcela do Universo Marvel mais do que importante, se querem introduzir Thanos como um vilão em Vingadores 3.

O Guardiões da Galaxia Originais

(criados em 1969 por Arnold Drake e Gene Colan)

No século 31, uma raça alienígena chamada Badoon dominou a Terra, escravizando a todos. O grupo foi criado para se rebelar contra a os invasores, viajando de volta ao século 20 para impedir  o ataque inicial ao lado dos Defensores. Depois de obterem sucesso, passaram a viajar pela galáxia e lutar contra diversos adversários. Apesar de o filme não ter nenhuma relação com essa equipe, um único membro dela estará presente no longa, o Yondu.

 

 

 

Yondu

(criado em 1969 por Arnold Drake e Gene Colan)

É da raça Zatoan do planeta Centauri IV. Com seu planeta massacrado pelos Badoons no século 31, passou a lutar ao lados dos Guardiões originais.  Possui poderes místicos como empatia, e sensitividade, e porta flechas como arma, que são controladas através de assovios, para mudar a direção. No filme, Yondu é um mercenário, e não há qualquer notícia sobre ser do futuro.

 

 

 

 

 

Guardiões da Galáxia (universo 616)

(criados em 2007 por Keith Giffen e Thimothy Green II)

Durante a saga Aniquilação: A Conquista, a galáxia está ainda se recuperando do massacre que sofreu com o ataque do Aniquilador (que quase exterminou os Skrulls, os Krees e obliterou a Tropa Nova junto do planeta Xandar, coisa pequena). O Sobrevivente Peter Quill é convocado pelos Krees a assumir novamente o nome de Star Lord, e junto de uma equipe de criminosos (na perspectiva Kree, é claro) combater a ameaça da Falange, que se aproveita no enfraquecimento do império para dominá-los. A equipe foi inicialmente formada por Adam Warlock, Drax o Destruidor, Quasar (Phyla-Vel), Gamora, Star Lord, Mantis, Groot e Rocket Raccoon.

 

Star-Lord – Peter Quill

(criado em 1976 por Steve Englehart e Steve Gan)

Existe mais de uma origem para Star Lord, mas basicamente elas podem ser resumidas a um pai de origem que ele desconhece, uma mãe que é assassinada por aliens quando ele ainda é criança, e uma vontade enorme que ele tem de visitar o espaço, o que o leva a virar um astronauta. Bem, nós sabemos quem é o pai dele, mas vamos deixar a surpresa pra quem não sabe… Decidido a vingar a morte de sua mãe, ele se voluntaria num projeto espacial chamado Star-Lord. No espaço, ele encontra um cientista alien chamado Mestre do Sol, que o presenteia com uma nave e um traje que lhe provém muitas habilidades (agilidade, resistência etc), além de lhe permitir sobreviver e voar no espaço. Desistiu por um tempo de assumir o nome de Star Lord depois de levar mais de 350mil pessoas a morte para derrotar o Desventurado (arauto de Galactus), mas voltou à ação ao passar a liderar o grupo chamado Guardiões da Galáxia. Peter não é um homem muito heróico, não planeja muito bem seus ataques, e costuma trazer mais problemas que soluções a si, mas é muito bom em improviso e consegue geralmente derrotar inimigos de poder muito (muuuuitoooo) superior ao seu, só no “jeitinho”.

 

Gamora – A Mulher mais perigosa da galáxia

(criada em 1975 por Jim Starlin)

Única sobrevivente da raça Zen Whoberi (destruída pelos Badoons), foi adotada e treinada por ninguém menos que Thanos. Ela decide trair Thanos ao descobrir que ele pretende cometer um genocídio estelar, e se alia ao seu prévio adversário, Adam Warlock. Gamora participou de muitas sagas importantes na Marvel, todas focadas no Cosmo, até se unir aos Guardiões de Peter Quill, após uma participação significativa na luta contra o Aniquilador. Ela é mestre em diversas artes marciais de todo o universo, e uma das mais habilidosas do universo Marvel, é especialista em combate armado e desarmado. Graçaas a alguns avanços tecnológicos, possui agilidade, resistência, reflexos e fator de cura elevado…. bem, ela quebraria a armadura do Homem de Ferro com os dentes se desejasse.

 

 

Rocket Raccoon

(criado em 1976 por Bill Mantlo Keith Giffen)

Um animal de estimação super desenvolvido em um planeta hospício, que sofreu experiências e ganhou enxertos cibernéticos encontrado pelo Hulk no espaço… bem, histórias antigas, origens estranhas. O que vocês precisam saber é que, Raccoon é um engenheiro especializado em armas de grande poder de fogo, e não tem lá um humor muito gentil. Qualquer arma em sua mão será potencializada, em contraste com seu pequeno tamanho… para compensar é claro, recebe a ajuda de seu grande amigo Groot, obtendo posições de maior vantagem em campo. É um dos maiores aliados de Star Lord ao planejar um ataque.

 

 

 

Groot

(criado em 1960 por Dick Ayers, Stan Lee e Jack Kirby)

Último de sua espécie, Groot é um alien muito peculiar, já que é uma criatura floral consciente. Não se sabe ao certo sua origem, além de ele alegar que era um rei de seu povo, e último da raça. Capturado pelos Krees, foi liberto para participar dos Guardiões da Galáxia, onde se mostrou deveras útil! Ele é grande, super forte, não sente dor, e além de alterar sua forma e repor partes cortadas, pode germinar a partir de qualquer pedaço seu. Suas cordas vocais danificadas só permitem que ele diga “Eu sou Groot”, mas segundo Maximus (dos Inumanos), ele diz diversas coisas diferentes pela tonalidade com que diz a mesma frase.

 

 

 

Drax o Destruidor

(criado em 1973 por Mike Friedrich e Jim Starlin)

Um dia conhecido como Arthur Douglas, era um homem casado e com uma filha que morava na Califórnia… até que Thanos resolveu aparecer na Terra e destruiu seu carro, matando toda sua família. Encontrado por Mentor, que notou que o homem havia sobrevivido, foi levado ao planeta Titan (o mesmo de onde Thanos veio), e salvou o mínimo de sua consciência, colocando-a num novo corpo, criado totalmente para derrotar Thanos, uma vez que o “Titan louco” estava passando de seus limites. Drax vive unicamente para vingar a morte de sua família, mas seus poderes e inteligência mudam de acordo com a encarnação que ele se encontra. Basicamente, é um homem muito forte, com habilidade excepcional com facas e luta, e cujo o poder depende de sua proximidade do objetivo… quanto mais próximo de lutar contra Thanos, mais forte.

 

 

Ronan, o Acusador

(Criado em 1967 por Stan Lee e Jack Kirby)

Ronan é um aristocrata do império Kree, e totalmente devotado a ele. E quando dizemos devotado, é fanático mesmo! Ele se proclama o juiz, acusador e executor das leis krees, por vezes contra o atual governo, por vezes a favor dele. Apesar de toda sua vilania, é tudo uma questão de perspectiva… já que em algumas histórias ele até mesmo é o herói! Ele é super forte, resistente, rápido e com fator de cura. Sua armadura é super avançada tecnologicamente, e seu martelo pode fazê-lo voar, soltar raios, gerar campos de força…. bem, ele é linha dura mesmo!

 

 

 

 

Tropa Nova

(criados em 1979 por Marv Wolfman)

Trata-se de uma força militar de exploração e proteção de toda a galáxia (se não, do universo) originada em Xandar. Algo próximo de policiais intergalácticos… todo membro da Tropa compartilha da Força Nova, provida pela Mente Global, que lhes dá a habilidade de voar, sobreviver no espaço, abrir portais espaciais e soltar raios de energia. O único terráqueo da tropa, Richard Rider, ajuda Peter Quill no início da formação dos Guardiões da Galáxia, mas não há qualquer notícia que ele vá aparecer no cinema… por enquanto.

 

 

Krees

Uma raça alienígena com um império grande e poderoso, declarados inimigos dos Skrulls (que por estarem em poder da Fox, provavelmente serão substituídos pelos Xandarianos, ou os Chitauri, do filme dos Vingadores). Costumo comparar os Krees aos Romanos… eles avançam, conquistam, e acreditam que onde estiverem a lei deles se aplica, e somente eles são evoluídos e civilizados o suficiente para se considerarem uma raça superior. São muito avançados tecnologicamente, e responsáveis pela criação dos Inumanos (que talvez ganhem uma adaptação pro cinema no futuro). Eles podem ter a pele azul, ou rosa.  Mas não se enganem, apesar de parecerem arrogantes e prepotentes, são deles que vieram alguns dos heróis mais queridos do Universo Marvel , como o Capitão Marvel (consequentemente Miss Marvel) e a criação dos novos Guardiões da Galáxia.

 

 

 

 

É sempre bom lembrar que o filme pode ou não seguir a história dos quadrinhos. Trata-se de uma adaptação, e portanto é livre para receber mudanças. Só descrevemos os principais personagens do filme, mas inúmeros outros devem aparecer. Vamos aguardar a resposta do público agora, pois torcemos para que o filme abra caminho para inúmeras outras adaptações que nunca antes imaginamos ver do cinema!

Um comentário para “Entendendo os Guardiões da Galaxia”

  • Felipe disse:

    Gostei muito das curiosidades citadas no post! Sempre fui fã de quadrinhos e infelizmente, foi só através do filme que tive o primeiro contato com os Guardiões. Estou louco para conhecê-los nas HQs, mas posso afirmar que o filme é ótimo! Fiquei bem curioso para saber quem é o pai do Quill e agradeço por não ter dado spoiler aqui! Parabéns pelo texto, está muito bem escrito! Abraço 😉

Deixe um comentário

Pesquisar
Bat-Contatos
  • Facebook
  • Flickr
  • Twitter
Destaques
  • CCBr Entrevista! Arquivo
  • Destaque Cosplay
  • Super Oin
Liga da Justiça
  • Comix Book Shop
  • Limited Edition
Propaganda